produtor cultural
:::::: diretor de arte
Em 2021 eu assumi a Direção Executiva do MUMBI - Museu Memória do Bixiga, com a missão de entregar para o bairro um aparelho cultural em pleno vapor. Além de regularizar questões burocráticas, o desafio é organizar o acervo e mobilizar a comunidade, para ajudar o MUMBI a contar a história do bairro e seus moradores de forma moderna, mas sempre respeitando suas tradições.
O MUMBI

Criado em 1981 por Armandinho do Bixiga, o MUMBI se propõe a ser o guardião da memória do bairro. Aqui em nosso acervo estão objetos, fotos, documentos, jornais, e a própria história do Bixiga. Sendo o primeiro museu a contar a memória de um bairro do Brasil, o MUMBI existe para lembrar os varridos da história, como dizia Armandinho: pedreiros, sapateiros, o time de futebol, artistas locais e atletas, além de objetos pessoais de grandes nomes que passaram pelo bairro, como Adoniran Barbosa e Carmen Miranda. Saiba mais aqui:
Armandinho do Bixiga

Armando Puglisi (1931 - 1994), mais conhecido como Armandinho do Bixiga, foi o primeiro "produtor cultural" do bairro. É dele a criação do MUMBI, do Bolo do Bixiga e de todo o espírito boêmio, festeiro, agitado e solidário da nossa comunidade. Filho de imigrantes italianos, Armandinho nasceu, viveu e deu vida para o Bixiga. Recebeu figurões da política, embaixadores e autoridades de outros países, renomados artistas e uma imensa grama de notáveis e influentes personalidades vindas do Brasil todo, sem nunca esquecer suas origens e sempre trabalhando em prol da cultura acessível para quem nem sempre tem dinheiro sobrando pra pagar por ela.

Em 1995, o Viaduto 13 de Maio ganha um novo nome em homenagem ao agitador do Bixiga

Fotos de membros das famílias italianas que imigraram pro Bixiga







